terça-feira, 20 de setembro de 2016

ENCERRADO CURSO PARA AS APAES SOBRE O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL

CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL É ESTUDADO PARA IMPLANTAÇÃO NAS ESCOLAS ESPECIAS QUE INTEGRAM A GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE ITAPIRANGA.
A Gerência Regional de Educação de Itapiranga em parceria com as APAEs, promoveram neste dia 20 de setembro, o encerramento do Curso de Formação Continuada Currículo Funcional Natural, envolvendo todos os professores e técnicos das APAEs de Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Santa Helena. O evento começou com apresentação artística da dança Work From Home, pelas alunas Viviane Moesch, Ana Paula Walker, Pâmela Klunk, Luize Moesch e Gezieli Teodoro estudantes do 3º ano, curso de magistério da EEB São Vicente. Após aconteceram as socializações dos estudos de caso e trabalhos de aplicabilidade do currículo funcional desenvolvido por cada escola especial.
Para a gerente de educação Marina Bianchi é uma proposta de ensino que visa à melhoria da qualidade de vida de nossos alunos, buscando efetivamente a funcionalidade das atividades de aprendizagem. A intervenção do professor esta no processo de mediação baseada na credibilidade das mudanças. Entendemos que o educando e educador é modificável, havendo um processo de “troca”, estabelecendo-se um vínculo de respeito, amabilidade e consequentemente o processo de ensino e aprendizagem terá grande probabilidade de ser efetivado. Este curso de modo geral, trata-se de um empreendimento de ensino projetado para oferecer oportunidades e habilidades que são importantes para torná-los mais independentes e felizes, conclui a gerente Marina. Já para o responsável pela educação especial na GERED, professor Nestor Schneider o curso sobre Currículo Funcional Natural teve a duração de 20 horas e na fase inicial teve como ministrante a professora Edite Sehnem da FCEE, e nesta fase final as apresentações dos estudos realizados por cada equipe da APAE. O tema remete a saber quem é e onde está inserido o educando. Para a partir desta realidade definir o que ensinar, para que ensinar e como ensinar.
FONTE: GERED Itapiranga, SC


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

EEF PORTO NOVO É DESTAQUE NO IDEB

ESCOLA SE DESTACA NA MÉDIA DO IDEB
IDEB o que é?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2005 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil.
O Ideb da EEF Porto Novo de Itapiranga, SC, foi avaliado a partir da Prova Brasil, que é um exame nacional de português e matemática, aplicado no 5º ano em 2015, hoje alunos do 6º ano.
A EEF Porto Novo atingiu a nota de 7,2, média acima da nacional que foi de 5,5 e da média do Estado de Santa Catarina que foi de 6,3.
Sendo esta uma avaliação externa, abre caminhos para avaliarmos a instituição Escola, dos trabalhos e projetos desenvolvidos, dos acertos e das mudanças necessárias.
Parabenizamos toda a comunidade escolar da EEF Porto Novo bem como também todas as escolas do município de Itapiranga que se destacam na região e no Estado, fazendo da Educação de Itapiranga uma educação de qualidade, que só é possível através do bom relacionamento de pais e escola.
FONTE: EEF PORTO NOVO, ITAPIRANGA, SC

GAROTO E GAROTA ESTUDANTIL SANTO ANTONIO 2016

EEB Santo Antônio de Itapiranga, SC em parceria com o Grêmio Estudantil promoveu baile de escolha do Garoto e Garota Estudantil 2016. Após desfile dos candidatos foram escolhidos Gustavo Orth, representante do 9º ano e Cláudia Schmuck, representante do 1º ano do Ensino Médio como Garoto e Garota Estudantil EEB Santo Antônio 2016.
FONTE: EEB SANTO ANTONIO, ITAPIRANGA, SC.

CONCURSO MESTRE CUQUINHA PREMIA ALUNO DA EEB SÃO JOSÉ

Aluno da Gerência de Educação de Itapiranga recebe premiação no concurso Mestre Cuquinha
O aluno, Renan Holzmeier Barth, da EEB São José, da comunidade de Sede Capela, Itapiranga, é o vencedor no concurso de receitas Mestre Cuquinha. O mesmo é organizado pela Nutriplus, empresa responsável pelo fornecimento da alimentação escolar nas escolas da Gerência de Educação de Itapiranga. Na tarde de quinta-feira, 8, o vencedor recebeu um Tablet e Avental personalizado. As receitas foram julgadas por alunos, professores, serventes e pela cozinheira da escola.
Conforme a supervisora de ensino da Gered Itapiranga e responsável pelo controle da alimentação escolar, Laerte Stülp, o objetivo do concurso é incentivar as crianças a utilizar alimentos saudáveis. Segundo Laerte, neste ano o ingrediente principal das receitas apresentadas foi a leguminosa. A supervisora de ensino informa ainda que, o aluno vencedor havia participado com a receita “Bolo de Feijão”. De acordo com Laerte, a receita foi selecionada pelos avaliadores observando critérios como sabor, criatividade, valor nutricional, facilidade e tempo de preparo.
“A alimentação oferecida nas escolas estaduais tem cardápio elaborado por nutricionista, visando à alimentação saudável e balanceada. Precisamos incentivar o consumo de alimentos saudáveis, assim como conscientizar e informar nossos alunos dos benefícios à saúde. Esperamos, também, conseguir fazer com que eles levem esses hábitos alimentares para casa”.
FONTE: Jornalista Vandro Welter, ADR Itapiranga, SC.

MUSEU ESCOLAR EEB SÃO LOURENÇO

Museu Escolar: uma fonte de aprendizagem
Escrito por: equipe de colaboradores EEB São Lourenço
A educação é um caminho para a consciência da história, da memória e da identidade. Um povo sem história é um povo sem memória. Neste sentido, o Museu Escolar EEB São Lourenço apresenta-se como uma nova ferramenta de conhecimento, uma nova forma de ensinar e aprender, além de construir uma memória cultural e resguardar sua identidade. Levando em conta as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e da Proposta Curricular de Santa Catarina sobre o desenvolvimento de capacidades e habilidades, e tendo como ponto de partida a prática educativa e o conhecimento internalizado do aluno, além de propor o estudo interdisciplinar, o Museu Escolar estabelece relações entre o passado e o presente e situa os conhecimentos em diversas temporalidades.
O trabalho com os objetos, oriundos da própria comunidade escolar, transformados em documentos, permite a inversão do “olhar de curiosidade’’ em “olhar de questionamento”, sendo o grande potencial do Museu Escolar. Ademais, a aprendizagem é potencializada pela característica interdisciplinar do acervo, reflexo do contexto multicultural da região. A construção do conhecimento, a partir do museu, é facilitado, pois, lida com conceitos de memória, fruição e reflexão, uma vez que a memória construída ao longo do tempo, da qual o objeto é suporte, é vivenciada pelo aluno-observador, que agregará o seu significado, resultado da sua apreciação pessoal, aos diversos significados já embutidos nos objetos.
“Para a construção de um potencial pedagógico é necessário valorizar o papel do sentir, do intuir, do construir, do fazer parte, trabalhando a importância da vivência nas ações educativas e na sua própria relação com a cultura” (Sandra Piavelli).
Fonte: Colaboradores da E.E.B. São Lourenço
OBS.: Visitas ao museu podem ser realizadas no horário normal de funcionamento da Unidade Escolar.Vale a pena conferir!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

PALESTRA AUTOESTIMA NA EDUCAÇÃO

Neste dia 05 de setembro de 2016, o nosso professor multiplicador do NTE de Itapiranga, SC, Sebastião Froes, esteve ministrando uma palestra no auditório da ADR de Palmitos, a convite da Gerência de Educação, para as Assistentes de Educação, no curso de formação continuada que está sendo realizado. A palestra apresentada desenvolveu o tema " Autoestima na Educação" trazendo uma reflexão sobre a importância da qualidade de vida dos educadores e a necessidade do entusiamo e da motivação para o bom desempenho profissional. Uma temática nova e necessária no atual contexto.