sexta-feira, 15 de abril de 2016

VIAGEM DE ESTUDOS A CHAPECÓ EEB SÃO VICENTE

VIAGEM DE ESTUDOS A CHAPECÓ

Com o objetivo de ampliar conhecimentos, unindo teoria e prática, os alunos da Terceira Série do Ensino Médio Inovador da E. E. B. São Vicente de Itapiranga, SC, realizaram no dia 17 de março uma viagem de estudos. Acompanhados dos professores Braz (Educação Física e Esportes), Cecília (Português e Espanhol), Janete (Química e Ciência), Sérgio (Física e Matemática) e Zoraide (Diretora Adjunta), o primeiro local visitado foi a parte externa da Hidrelétrica Foz do Chapecó, em Águas de Chapecó. Posteriormente fez-se uma visita a Universidade Federal Fronteira Sul e na parte da tarde, uma caminhada pela Trilha do Pitoco, ambos em Chapecó.
Na Hidrelétrica, os alunos puderam observar o represamento do rio Uruguai, impactos ambientais da obra, as comportas e as dimensões reais do barramento. Devido ao tempo limitado não foi feita visita interna na casa de força, onde ocorre a geração de energia elétrica.
A visita a Universidade Federal Fronteira Sul, teve como objetivo conhecer a instituição, a estrutura disponível como salas de aula, laboratórios, cursos atualmente oferecidos e os auxílios a estudantes. A UFFS é uma instituição nova, portanto ainda em fase de implantação de cursos e ampliação da estrutura física. Vários laboratórios também estão em fase de implantação e estruturação.
Desfrutar de belezas naturais e sentir o prazer de caminhar livremente em ambiente natural, foi possível ao explorar a Trilha do Pitoco. O nome da trilha é uma atribuição ao cachorro do proprietário, que por muitos anos acompanhava e guiava os aventureiros que se desafiavam conhecer a mesma. Incrustada no vale do Rio Uruguai, a trilha segue a trajetória de um pequeno córrego, afluente do próprio Rio Uruguai. Em seu percurso muitos desafios e obstáculos naturais devem ser superados. As trilhas seguem pelas margens do córrego, sobre pedras, as vezes por entre árvores e mesmo por dentro da água. Trechos íngremes e úmidos requerem atenção especial para evitar acidentes.
Porém, todo esforço vale a pena. Cinco belas cachoeiras vão se revelando em meio à floresta fechada e penhascos. O ar puro da mata, o frescor da água, aliados ao espírito de aventura, coragem, solidariedade e cooperação entre colegas permitiram que as dificuldades se tornassem mais amenas e passo a passo a maioria concluísse o percurso. Como troféu, um mergulho no lago aprazível diante da espetacular queda d?água, no fim do percurso.
Ainda havia mais um desafio, retornar. Como a trilha termina no meio da natureza, a única saída é o caminho de entrada. Portanto, o mesmo percurso de ida deve ser percorrido para voltar, exigindo dos aventureiros andantes outra dose de adrenalina e superação. Mesmo assim, todos os audaciosos empreendedores, alunos e professores, completaram a jornada, exaustos, porém satisfeitos por terem concluído o trajeto e superado seus próprios limites.
Para completar este projeto de estudos, os alunos se organizaram em equipes nas quais desenvolvem uma pesquisa relacionada a um tema de um dos locais visitados. Os resultados das pesquisas serão socializados aos demais colegas de classe e professores envolvidos no projeto. Os mesmos serão avaliados com atribuição de nota para as disciplinas envolvidas.
Depoimentos dos alunos:
?Para nós o mais fascinante foi a barragem, pois era algo fora do nossa imaginação porque tudo é tão grande e tão bem elaborado, assim como a vista incrível. De certa forma o conhecimento que adquirimos não só na Foz do Chapecó, mas também na trilha do Pitoco e na Universidade Fronteira Sul, nos fez ter novas ideias.?
Darlei da Rosa e Vanessa Zuchi dos Santos

?A viagem para Chapecó foi bastante produtiva visto que pudemos conhecer as dependências da UFFS que pode nos mostrar seus cursos e como ingressar na mesma. Pudemos também conhecer a estrutura da Hidrelétrica Foz do Chapecó, vendo os efeitos que ela causa na natureza e sociedade. A trilha do Pitoco nos possibilitou a interação com os demais colegas e com a natureza permitindo momentos de descontração.?
Bruna Toillier, Camila Altenhofen, Mayra Reichert e Michel Welter

?A viagem foi importante, pois tivemos a oportunidade de conhecer a UFFS, conseguimos compreender melhor um meio em que logo estaremos, além, é claro de termos a oportunidade de entender como funciona o estudo em uma Universidade Federal, e todas as demais vantagens que a universidade oferece.?
Amanda Denise da Costa

?Para quem não era acostumada a fazer exercícios físicos, a trilha do Pitoco foi um grande desafio, mas com certeza as mais de duas horas de trilha valeram bem mais que um dia de academia que, além dos exercícios tinha a linda paisagem que nos proporcionaram uma calma.?
Andressa dos Reis.

FONTE: EEB SÃO VICENTE, ITAPIRANGA, SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário