Gered Itapiranga e Apaes iniciam capacitação para professores tendo em
vista a implantação de currículo funcional natural
Gerencia Regional de Educação e Apaes
reúnem profissionais da educação e saúde das escolas especiais e Caesp, no
âmbito da ADR Itapiranga, para curso de formação continuada “Currículo
Funcional Natural”. O objetivo é proporcionar conhecimento dessa nova
metodologia para possibilitar a gradativa implantação. A capacitação com carga
horária de 20 horas é oferecida para 45 profissionais no auditório da ADR
Itapiranga. O primeiro encontro aconteceu na sexta-feira, 6. Na segunda-feira,
9, ocorre o segundo encontro e o encerramento está previsto para o dia 23 de
agosto.
Conforme a gerente regional de educação, Marina Bianchi, o currículo
funcional é uma proposta de ensino que visa melhorar a qualidade de vida diária
dos educandos. Segundo Marina, a intenção agora é reorganizar o trabalho
pedagógico com base no que será apresentado sobre o currículo funcional
natural. A gerente entende que, a nova metodologia será educar para aptidões
que sejam úteis e vantajosas em vários espaços no cotidiano e tornar os
estudantes mais autônomos, produtivos e felizes.
“Queremos proporcionar aos
profissionais das Apaes da Gered Itapiranga um conhecimento acerca da
metodologia do Currículo Funcional Natural, a fim de poderem trabalhar de forma
prática esta metodologia”.
Os dois primeiros encontros da
formação, com duração de 8 horas cada, foram coordenados pela docente, Edite
Sehnem, profissional especialmente contratada. Às 04 horas restantes serão
conduzidas pelos professores e servidores da ADR, Nestor Schneider e Carla Dall
Soto.
Entre os objetivos centrais desse
novo currículo estão o desenvolvimento de competências em habilidades para a
vida, para o auto-conhecimento, interação social, tomada de decisões e
habilidades motoras; adquirir conhecimentos socialmente acumulados nas
Ciências, na Literatura e nas Artes, através de processo experimental de
aprendizagem; desenvolver atitude positiva diante da aprendizagem e do
conhecimento; desenvolver bom relacionamento com as crianças mais velhas e com
os adultos de modo que estes sejam modelos positivos; explorar as relações
sociais e familiares.
FONTE: Jornalista Vandro Luís Welter, assessor de comunicação da ADR Itapiranga
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