quinta-feira, 27 de outubro de 2016

ADR ITAPIRANGA COMEMORA OUTUBRO ROSA


ADR ITAPIRANGA APOIA O OUTUBRO ROSA! 

SOCIALIZAÇÃO DE TRABALHOS DO ENSINO MÉDIO INOVADOR

Escolas da regional de Itapiranga socializam trabalhos desenvolvidos pelo Ensino Médio Inovador
Ensino Médio Inovador proporciona atividades diferenciadas para alunos da regional de Itapiranga. Na tarde de quarta-feira, 26, três educandários reuniram-se na EEB Cristo Rei de São João do Oeste para um seminário de socialização das atividades desenvolvidas por meio do programa educacional. Além da escola de Cristo Rei, participaram alunos da EEB Madre Benvenuta e EEB Balduíno Rambo. As atividades também foram acompanhadas por servidores e professores da Gered Itapiranga.
De acordo com a gerente regional de educação, Marina Bianchi, o ensino médio inovador busca a inovação no ensino por meio de um trabalho interdisciplinar. Segundo a gerente, a reunião dos três educandários foi importante porque possibilitou a troca de informações e experiências.
Conforme a integradora de ensino médio e profissional da ADR, Carla Dall Soto, o curso foi ministrado pela professora, Beatriz Fleck, e teve o intuito de orientar e organizar o trabalho no Ensino Médio Inovador. Acrescenta que, a formação contribui para a qualificação porque proporciona a discussão das bases teóricas que fundamentam a educação integral. Segundo Carla, o curso teve uma etapa a distância e mais dois momentos presenciais.
“Entendemos que estes momentos de formação são importantes para a qualificação de todo processo educacional, principalmente quando acontecem de forma continuada e quando o “locus” da formação é o próprio espaço escolar”.
O Ensino Médio Inovador é uma iniciativa do Ministério da Educação que tem o apoio do Governo do Estado e proporciona que o aluno permaneça no ambiente escolar entre dois a três contra turnos. Além de desenvolver a aprendizagem cognitiva, a formação também é voltada a espiritualidade e convivência. As escolas e os alunos praticam atividades diferenciadas como dança, música, teatro, línguas estrangeiras e esportes. Nessa modalidade os professores são remunerados para planejar aulas e atender alunos e pais. Na regional de Itapiranga o programa é desenvolvido em sete educandários.
FONTE: Vandro Luís Welter, assessoria de comunicação ADR Itapiranga.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ENCERRAMENTO CURSO DO NEPRE EM ITAPIRANGA

ADR Itapiranga encerra formação continuada com intuito de combater à violência no ambiente escolar
Gerência Regional de Educação da ADR Itapiranga recebe profissionais da educação e membros de conselhos tutelares dos municípios da regional para finalizar curso de formação continuada com o propósito de trabalhar políticas educacionais de prevenção, atenção e atendimento às violências na escola (NEPRE). O curso foi finalizado na tarde de terça-feira, 25, no auditório da ADR. Oencerramento também teve participação da gerente de educação, Marina Bianchi.
Conforme o coordenador do Nepre, Nilton Renz, nos quatro encontros presenciais da capacitação foram discutidas temáticas e houve o estudo de possibilidades para apontar desafios e articular ações no contexto da violência nas escolas. Segundo o professor Nilton, o curso foi proferido por profissionais da própria Gered e do poder judiciário.
“Neste último encontro as escolas ficaram encarregadas de apresentar o plano de ação que vai nortear as ações conjuntas de cada educandário na política de atuação do Nepre e também houve troca de experiências”.
FONTE: Jornalista Vandro Luís Welter, ADR Itapiranga, SC.

PARABÉNS EEF PE JOÃO RICK

Escola da Gered Itapiranga obtém premiação em feira estadual
Escola de Ensino Fundamental Padre João Rick de Ervalzinho, São João do Oeste, obtém terceira colocação do estado, sendo o único educandário do Extremo Oeste que obteve premiação. A Feira Estadual de Ciências e Tecnologia aconteceu em Florianópolis nos dias 19 e 20 de outubro e destacou os trabalhos dos eventos regionais com premiação para os três primeiros lugares do ensino fundamental, médio e profissional. A exposição e avaliação dos trabalhos aconteceu junto ao Instituto Estadual de Educação que recebeu cerca de seis mil visitantes. A gerência regional de educação de Itapiranga esteve representada com três projetos classificados na feira regional.
Os três primeiro colocados receberam medalha, troféu e um tablet para cada estudante envolvido no respectivo projeto. Os tablet foram entregues por uma parceria com os jornais O Diário Catarinense e A Notícia.
“Precisávamos de algo útil, necessário para amenizar o problema encontrado nos dois ginásios da comunidade de Ervalzinho devido o acúmulo de sujeira provocado pela presença de pássaros. Com esse intuito, pesquisamos e criamos nosso próprio protótipo. E funcionou. Partindo de um problema, criamos a solução. Acreditamos ser esse o verdadeiro sentido de um projeto de pesquisa. Com empenho e dedicação compartilhamos com a comunidade o nosso estudo, e felizmente ele foi muito bem aceito. Muitos foram os elogios recebidos, tanto no âmbito regional quanto no estadual, e são eles que nos motivam e nos fazem acreditar que estamos no caminho certo”, destaca a professora orientadora do projeto, Daniele Friedrich, e o diretor da EEF Pe. João Rick, Paulo Vergütz.
O coordenador da feira regional do conhecimento, Vilson Von Borstel, acompanhou os alunos em Florianópolis. Segundo Vilson, os projetos estavam especialmente voltados á tecnologia e ao meio ambiente e são fruto do trabalho coletivo de mais de dois mil alunos e cerca de 700 professores orientadores em todo o estado. “Ficou comprovado que nem sempre as maiores escolas obtém as melhores classificações”.
De acordo com a gerente regional de Educação, Marina Bianchi, durante a Feira no âmbito da ADR Itapiranga, a Escola Padre João Rick de Ervalzinho, São João do Oeste, obteve a primeira colocação no Ensino Fundamental por meio do projeto Espantássaros: Repelente Eletrônico. Acrescenta que, no Ensino Médio, o primeiro lugar foi para a Escola de Santo Antônio, de Itapiranga, por meio do projeto A Tecnologia Como Ferramenta de Redução de Custo na Agropecuária. Segundo a gerente Marina,
a primeira colocação no Ensino Médio Profissionalizante foi para a Escola Casa Familiar Rural, de Iporã do Oeste, com o projeto A Tecnologia Voltada à Agricultura Familiar.
FONTE: Assessoria de comunicação da ADR Itapiranga, jornalista Vandro Luís Welter

terça-feira, 18 de outubro de 2016

GERED ITAPIRANGA PARTICIPA DA XI FEIRA ESTADUAL EM FLORIANÓPOLIS

Gered Itapiranga participa da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia com três projetos
A Feira Estadual de Ciências e Tecnologia vai ocorrer em Florianópolis nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20, e a ADR Itapiranga por meio da gerência de educação e educandários da rede pública estadual estará representada com três projetos que obtiveram classificação durante a Feira Regional do Conhecimento. A etapa regional aconteceu no mês de agosto na EEB Vendelino Seidel de Iporã do Oeste. O evento é realizado pela ADR e ocorre todos os anos em municípios distintos.
De acordo com a gerente regional de educação, Marina Bianchi, a Escola Padre João Rick de Ervalzinho, São João do Oeste, obteve a primeira colocação no Ensino Fundamental por meio do projeto “Espantássaros: repelente eletrônico”. Acrescenta que, no Ensino Médio o primeiro lugar foi para a Escola de Santo Antônio, de Itapiranga, por meio do projeto “A tecnologia como ferramenta de redução de custo na agropecuária”. Segundo a gerente Marina, a primeira colocação no Ensino Médio Profissionalizante foi para a Escola Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste com o projeto “A tecnologia voltada à agricultura familiar”.
O coordenador da feira regional, professor Vilson Von Borstel, está acompanhando os alunos na feira estadual, em Florianópolis. Segundo Vilson, o evento reúne 80 trabalhos de alunos de todo o Estado. Conforme Von Borstel
, trata-se do fechamento do ciclo de feiras regionais que tem como objetivo estabelecer interações e troca de experiências entre estudantes e a comunidade, a partir da exposição das produções científicas e culturais realizadas dentro do contexto educativo de cada localidade.
Este ano, diferente das últimas edições do evento, a maior parte dos trabalhos apresentados são voltados a tecnologias como robótica, automação e geração de energia limpa. Nas edições anteriores a abordagem dos projetos era focada na preservação do meio ambiente e em alternativas menos invasivas de convívio com a natureza.
De acordo com a equipe organizadora da Secretaria de Estado da Educação, o foco principal do evento é expor à comunidade as atividades pedagógicas de iniciação científica, desenvolvidas pelos próprios alunos. “A feira proporciona novas oportunidades de aprendizagem, envolvendo estudantes das principais etapas de ensino da educação básica, que são: fundamental, médio e profissional.”, ressalta a integrante da equipe, Denise Naccari.
FONTE: ADR Itapiranga, SC, jornalista Vandro Luis Welter

GERED REÚNE EQUIPES GESTORAS DAS ESCOLAS

Gered reúne equipes gestoras das escolas estaduais da ADR Itapiranga
Na tarde de terça-feira, 17, a gerência regional de educação de Itapiranga reuniu equipes gestoras de educandários da rede estadual de ensino. O encontro aconteceu no auditório da ADR e teve participação de diretores, assessores, assistentes técnico-pedagógicos e assistentes de educação.
A gerente regional de educação, Marina Bianchi, concedeu boas vindas aos profissionais dos cinco municípios da ADR. O supervisor de gestão de pessoas, Isidoro Melz, juntamente com sua equipe, orientou sobre a Instrução Normativa da GEPOP 01/2017, Normativa ACT/2017, informações sobre a distribuição de aulas para professores efetivos e ACTs e também sobre o concurso de remoção, cujas informações estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Educação.
Conforme a gerente de educação, Marina Bianchi, as equipes gestoras dos educandários igualmente foram orientadas pela Gered sobre a prestação de contas e aplicações do Programa Dinheiro Direto na Escola. Segundo Marina, também houve o repasse de instruções para o preenchimento do roteiro de ações pedagógicas e administrativas das escolas, calendário escolar 2017 e orientações para matrículas 2017.
FONTE: ADR Itapiranga, SC, jornalista Vandro Luís Welter

DIA DOS PROFESSORES